Impactos do Projeto
A missão do Projeto Healthy’n Portugal centra-se na alteração profunda da oferta de Turismo de Saúde de Portugal.
A globalização tem criado oportunidades também no setor da saúde: os profissionais médicos e os pacientes passaram a encarar o mundo como um grande hospital, levando a interações rápidas entre todos os intervenientes, nomeadamente governos, seguradoras, hoteleiros, operadores turísticos e agentes culturais e desportivos.
O Turismo da Saúde tem crescido consideravelmente nos últimos anos, principalmente devido aos altos custos com a saúde nos países industrializados e o aumento da oferta de qualidade de novos players.
Portugal tem condições naturais e muitas outras vantagens que o posicionam como um potencial player de referência.
Os resultados e as evidências com a implementação do projeto Healthy’n Portugal poderão vir a transformar, de uma forma disruptiva, o setor originando acréscimos significativos do volume de negócios de todos os agentes envolvidos, novas atividades empresariais, novos empregos e acréscimos de riqueza e competitividade das economias das regiões e do país em geral.
Pontos Fortes
- Existência de unidades de prestação de cuidados de saúde com padrões de qualidade e desempenho, que comparam bem com as melhores referências internacionais, dispostas numa rede nacional bem articulada onde operam os setores público, privado e social;
- Boa reputação e reconhecimento internacional no domínio da capacidade de I&D nas áreas da saúde e das ciências da vida, assente num ecossistema onde é crescente a colaboração entre Universidades, Institutos de Investigação, Hospitais e Empresas e onde ganha peso a orientação estratégica para modelos de Investigação de Translação.
- Domínio de técnicas diferenciadas, tais como transplantes, intervenções ao coração, oftalmologia, odontologia, etc., possuem elevada reputação
- Aumento de profissionais estrangeiros nas unidades prestadoras de serviços de saúde e a crescente imigração para Portugal obrigou à reconfiguração do corpus profissional.
- As plataformas de promoção internacional do Turismo em Portugal já existentes, podem servir de base a este novo segmento de mercado - o Turismo de Saúde.
- O Plano Estratégico Nacional de Turismo aponta a Saúde e Bem-estar como um vetor de desenvolvimento estratégico
- Existência de uma oferta hoteleira de elevada qualidade com SPA’s & Wellness de marcas conceituadas, e uma rede de Termas com reconhecida qualidade das suas águas;
- Excelente hospitalidade do povo português reconhecida mundialmente;
- Gastronomia portuguesa equilibrada e variada (dieta mediterrânica);
- Oferta de equipamentos de lazer de elevada qualidade, onde merece referência o wellness e o golfe;
- Oferta cultural em crescendo, quer em qualidade, quer em diversidade;
- Condições climáticas favoráveis;
- Crescente número de companhias aéreas, inclusive low-cost, a operar em Portugal;
- Rede rodoviária consolidada permite viagens mais rápidas, em segurança e conforto, entre as várias regiões do país aproximando o interior das grandes cidades;
Oportunidades
- Aprovação da diretiva comunitária “cross-border healthcare”.
- A relação privilegiada com os países africanos de língua oficial portuguesa e a vasta comunidade emigrante portuguesa, poderão permitir explorar um Turismo de Saúde “sentimental”.
- Elevado custo de intervenções médicas nos países mais avançados e longas listas de espera para tratamentos e cirurgias em mercados como a Grã-Bretanha;
- Mercado do Turismo de Saúde com um crescimento anual aproximado entre 10% e 20%;
- Países como a Alemanha, principal exportador europeu de turistas de saúde, já integram tratamentos em estâncias termais no serviço nacional de saúde, o que constitui um facilitador;
- No setor do turismo tradicional, Portugal já é um destino preferencial para Ingleses e Alemães;
- Existe um relacionamento histórico de Portugal com vários países europeus;
- Os EUA possibilitam aos doentes americanos a oportunidade de procurarem cuidados de saúde no estrangeiro, porque fica mais barato para as seguradoras e para os doentes;
- O mercado do Turismo de Saúde nos Estados Unidos cresce 35% ao ano;
- A procura da cirurgia estética tem vindo a aumentar exponencialmente e os pacientes procuram fazê-las longe do país de origem por uma questão de confidencialidade;
- Grandes avanços tecnológicos e medicinais aumentam a longevidade e o aumento
de doenças crónicas dos seniores que têm agora mais capacidade financeira; - Novos produtos financeiros estão a surgir; as seguradoras começam a integrar cuidados de saúde no estrangeiro nas suas apólices e surgem as Contas Poupança Saúde;
- O tempo de recuperação de uma cirurgia decresce permanentemente devido à evolução dos equipamentos e práticas médicas, evitando-se assim internamentos hospitalares prolongados; desta forma, os pacientes são convidados a recuperar em unidades turísticas próximas;
- Queda generalizada do preço das tarifas aéreas.
A expansão do mercado dos Cuidados Médicos e do Turismo de Saúde em Portugal.
O Turismo de Saúde é um dos mais interessantes e promissores setores de atividade pela franca expansão internacional em que se encontra.
Desde o final dos anos 90, que se assiste a um crescente número de pessoas que viajam para outros países com o objetivo de realizarem aí os seus tratamentos médicos complementando-os com uma série de atividades culturais, de lazer e desportivas.
Estrutura do Projeto
O Projeto Healthy’n Portugal estrutura-se em torno de 4 domínios principais:
Informação
Pretende-se sistematizar a informação mais relevante sobre a temática, partilhar visões e perspetivas sobre o tema, bem como realizar uma avaliação do mercado nacional e internacional, através da metodologia de benchmarking internacional, apreendendo as melhores práticas e disseminando a informação pelos parceiros.
Pode-se desagregar em 2 subdomínios diagnósticos:
- Avaliação do mercado internacional, de onde surgirão informações pertinentes sobre as ameaças e oportunidades para o Turismo de Saúde nacional, através da leitura das principais macro-tendências, segmentos e mercados alvo, identificação dos principais concorrentes, seu posicionamento e constituição da oferta. Estas informações são vitais para permitir uma análise fidedigna ao esforço de adequação das core competences nacionais ao mercado global.
- Avaliação das potencialidades existentes no Turismo da Saúde, ao nível nacional e internacional, com o objetivo de analisar a envolvente interna, colocando em evidência as deficiências e as qualidades do setor, ou seja, os pontos fortes e fracos das empresas do setor que deverão determinar a sua posição atual face ao produto-mercado.
Teste de mercado
Interessará definir uma estratégia de atuação no mercado, elaborando um plano de marketing onde se configure o desenvolvimento do marketing-mix do Turismo de Saúde português, construindo pacotes de oferta que compreendam as várias combinações possíveis, agregando por exemplo, os tratamentos médicos ao golfe, ou à cultura, ou interligando-o com o enoturismo ou ao ecoturismo, entre muitas outras valências, conjugando-as de molde a fortalecer a oferta. Analisar os resultados, de forma a consolidar um posicionamento e uma oferta diferenciadora e com valor para o mercado será, sem dúvida, uma missão importante nesta iniciativa.
Organização da oferta - Redes de cooperação.
A compreensão do mercado e o desenvolvimento da oferta de serviços inovadores pode ser obtido pela via das redes de cooperação. Este conhecimento é melhor desenvolvido através da interação entre vários parceiros, a fim de criar, apreender e integrar as diferentes competências e conhecimentos necessários, aproveitando sinergias e concertando ações visando a penetração nos mercados internacionais.
O grande objetivo é que as redes inter-organizacionais do Turismo de Saúde nacional possam ajudar os parceiros a encontrarem novas oportunidades, adquirirem conhe-cimentos, aprender com as experiências e beneficiarem da conjugação de recursos de uma estratégia coletiva.
Promoção e disseminação
A constituição da oferta só encerra interesse comercial com uma correta definição de ações de promoção e comunicação. Não interessa formar um pacote de serviços apelativos e desenvolver canais de distribuição sem coordenar ações de promoção, que cativem os potenciais consumidores e operadores, influenciem as suas opiniões e atitudes e otimizem a oportunidade de concretizar a venda.
O desenvolvimento de um branding forte e positivo e plataformas de informação que servirão cumulativamente como canal de distribuição, são fundamentais.
Não será só a imagem do setor do Turismo de Saúde português em causa mas a imagem do próprio país.