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Impactos do Projeto

A missão do Projeto Healthy’n Portugal centra-se na alteração profunda da oferta de Turismo de Saúde de Portugal.

A globalização tem criado oportunidades também no setor da saúde: os profissionais médicos e os pacientes passaram a encarar o mundo como um grande hospital, levando a interações rápidas entre todos os intervenientes, nomeadamente governos, seguradoras, hoteleiros, operadores turísticos e agentes culturais e desportivos.

O Turismo da Saúde tem crescido consideravelmente nos últimos anos, principalmente devido aos altos custos com a saúde nos países industrializados e o aumento da oferta de qualidade de novos players.

Portugal tem condições naturais e muitas outras vantagens que o posicionam como um potencial player de referência.

Os resultados e as evidências com a implementação do projeto Healthy’n Portugal poderão vir a transformar, de uma forma disruptiva, o setor originando acréscimos significativos do volume de negócios de todos os agentes envolvidos, novas atividades empresariais, novos empregos e acréscimos de riqueza e competitividade das economias das regiões e do país em geral.

Pontos Fortes

  • Existência de unidades de prestação de cuidados de saúde com padrões de qualidade e desempenho, que comparam bem com as melhores referências internacionais, dispostas numa rede nacional bem articulada onde operam os setores público, privado e social;
  • Boa reputação e reconhecimento internacional no domínio da capacidade de I&D nas áreas da saúde e das ciências da vida, assente num ecossistema onde é crescente a colaboração entre Universidades, Institutos de Investigação, Hospitais e Empresas e onde ganha peso a orientação estratégica para modelos de Investigação de Translação.
  • Domínio de técnicas diferenciadas, tais como transplantes, intervenções ao coração, oftalmologia, odontologia, etc., possuem elevada reputação
  • Aumento de profissionais estrangeiros nas unidades prestadoras de serviços de saúde e a crescente imigração para Portugal obrigou à reconfiguração do corpus profissional.
  • As plataformas de promoção internacional do Turismo em Portugal já existentes, podem servir de base a este novo segmento de mercado - o Turismo de Saúde.
  • O Plano Estratégico Nacional de Turismo aponta a Saúde e Bem-estar como um vetor de desenvolvimento estratégico
  • Existência de uma oferta hoteleira de elevada qualidade com SPA’s & Wellness de marcas conceituadas, e uma rede de Termas com reconhecida qualidade das suas águas;
  • Excelente hospitalidade do povo português reconhecida mundialmente;
  • Gastronomia portuguesa equilibrada e variada (dieta mediterrânica);
  • Oferta de equipamentos de lazer de elevada qualidade, onde merece referência o wellness e o golfe;
  • Oferta cultural em crescendo, quer em qualidade, quer em diversidade;
  • Condições climáticas favoráveis;
  • Crescente número de companhias aéreas, inclusive low-cost, a operar em Portugal;
  • Rede rodoviária consolidada permite viagens mais rápidas, em segurança e conforto, entre as várias regiões do país aproximando o interior das grandes cidades;

Oportunidades

  • Aprovação da diretiva comunitária “cross-border healthcare”.
  • A relação privilegiada com os países africanos de língua oficial portuguesa e a vasta comunidade emigrante portuguesa, poderão permitir explorar um Turismo de Saúde “sentimental”.
  • Elevado custo de intervenções médicas nos países mais avançados e longas listas de espera para tratamentos e cirurgias em mercados como a Grã-Bretanha;
  • Mercado do Turismo de Saúde com um crescimento anual aproximado entre 10% e 20%;
  • Países como a Alemanha, principal exportador europeu de turistas de saúde, já integram tratamentos em estâncias termais no serviço nacional de saúde, o que constitui um facilitador;
  • No setor do turismo tradicional, Portugal já é um destino preferencial para Ingleses e Alemães;
  • Existe um relacionamento histórico de Portugal com vários países europeus;
  • Os EUA possibilitam aos doentes americanos a oportunidade de procurarem cuidados de saúde no estrangeiro, porque fica mais barato para as seguradoras e para os doentes;
  • O mercado do Turismo de Saúde nos Estados Unidos cresce 35% ao ano;
  • A procura da cirurgia estética tem vindo a aumentar exponencialmente e os pacientes procuram fazê-las longe do país de origem por uma questão de confidencialidade;
  • Grandes avanços tecnológicos e medicinais aumentam a longevidade e o aumento
    de doenças crónicas dos seniores que têm agora mais capacidade financeira;
  • Novos produtos financeiros estão a surgir; as seguradoras começam a integrar cuidados de saúde no estrangeiro nas suas apólices e surgem as Contas Poupança Saúde;
  • O tempo de recuperação de uma cirurgia decresce permanentemente devido à evolução dos equipamentos e práticas médicas, evitando-se assim internamentos hospitalares prolongados; desta forma, os pacientes são convidados a recuperar em unidades turísticas próximas;
  • Queda generalizada do preço das tarifas aéreas.

A expansão do mercado dos Cuidados Médicos e do Turismo de Saúde em Portugal.

O Turismo de Saúde é um dos mais interessantes e promissores setores de atividade pela franca expansão internacional em que se encontra.

Desde o final dos anos 90, que se assiste a um crescente número de pessoas que viajam para outros países com o objetivo de realizarem aí os seus tratamentos médicos complementando-os com uma série de atividades culturais, de lazer e desportivas.

Estrutura do Projeto

O Projeto Healthy’n Portugal estrutura-se em torno de 4 domínios principais:

Informação

Pretende-se sistematizar a informação mais relevante sobre a temática, partilhar visões e perspetivas sobre o tema, bem como realizar uma avaliação do mercado nacional e internacional, através da metodologia de benchmarking internacional, apreendendo as melhores práticas e disseminando a informação pelos parceiros.

Pode-se desagregar em 2 subdomínios diagnósticos:

  1. Avaliação do mercado internacional, de onde surgirão informações pertinentes sobre as ameaças e oportunidades para o Turismo de Saúde nacional, através da leitura das principais macro-tendências, segmentos e mercados alvo, identificação dos principais concorrentes, seu posicionamento e constituição da oferta. Estas informações são vitais para permitir uma análise fidedigna ao esforço de adequação das core competences nacionais ao mercado global.
  2. Avaliação das potencialidades existentes no Turismo da Saúde, ao nível nacional e internacional, com o objetivo de analisar a envolvente interna, colocando em evidência as deficiências e as qualidades do setor, ou seja, os pontos fortes e fracos das empresas do setor que deverão determinar a sua posição atual face ao produto-mercado.

Teste de mercado

Interessará definir uma estratégia de atuação no mercado, elaborando um plano de marketing onde se configure o desenvolvimento do marketing-mix do Turismo de Saúde português, construindo pacotes de oferta que compreendam as várias combinações possíveis, agregando por exemplo, os tratamentos médicos ao golfe, ou à cultura, ou interligando-o com o enoturismo ou ao ecoturismo, entre muitas outras valências, conjugando-as de molde a fortalecer a oferta. Analisar os resultados, de forma a consolidar um posicionamento e uma oferta diferenciadora e com valor para o mercado será, sem dúvida, uma missão importante nesta iniciativa.

Organização da oferta - Redes de cooperação.

A compreensão do mercado e o desenvolvimento da oferta de serviços inovadores pode ser obtido pela via das redes de cooperação. Este conhecimento é melhor desenvolvido através da interação entre vários parceiros, a fim de criar, apreender e integrar as diferentes competências e conhecimentos necessários, aproveitando sinergias e concertando ações visando a penetração nos mercados internacionais.

O grande objetivo é que as redes inter-organizacionais do Turismo de Saúde nacional possam ajudar os parceiros a encontrarem novas oportunidades, adquirirem conhe-cimentos, aprender com as experiências e beneficiarem da conjugação de recursos de uma estratégia coletiva.

Promoção e disseminação

A constituição da oferta só encerra interesse comercial com uma correta definição de ações de promoção e comunicação. Não interessa formar um pacote de serviços apelativos e desenvolver canais de distribuição sem coordenar ações de promoção, que cativem os potenciais consumidores e operadores, influenciem as suas opiniões e atitudes e otimizem a oportunidade de concretizar a venda.

O desenvolvimento de um branding forte e positivo e plataformas de informação que servirão cumulativamente como canal de distribuição, são fundamentais.

Não será só a imagem do setor do Turismo de Saúde português em causa mas a imagem do próprio país.

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