Estrutura do Projeto
O Projeto Healthy’n Portugal estrutura-se em torno de 4 domínios principais:
Informação
Pretende-se sistematizar a informação mais relevante sobre a temática, partilhar visões e perspetivas sobre o tema, bem como realizar uma avaliação do mercado nacional e internacional, através da metodologia de benchmarking internacional, apreendendo as melhores práticas e disseminando a informação pelos parceiros.
Pode-se desagregar em 2 subdomínios diagnósticos:
- Avaliação do mercado internacional, de onde surgirão informações pertinentes sobre as ameaças e oportunidades para o Turismo de Saúde nacional, através da leitura das principais macro-tendências, segmentos e mercados alvo, identificação dos principais concorrentes, seu posicionamento e constituição da oferta. Estas informações são vitais para permitir uma análise fidedigna ao esforço de adequação das core competences nacionais ao mercado global.
- Avaliação das potencialidades existentes no Turismo da Saúde, ao nível nacional e internacional, com o objetivo de analisar a envolvente interna, colocando em evidência as deficiências e as qualidades do setor, ou seja, os pontos fortes e fracos das empresas do setor que deverão determinar a sua posição atual face ao produto-mercado.
Teste de mercado
Interessará definir uma estratégia de atuação no mercado, elaborando um plano de marketing onde se configure o desenvolvimento do marketing-mix do Turismo de Saúde português, construindo pacotes de oferta que compreendam as várias combinações possíveis, agregando por exemplo, os tratamentos médicos ao golfe, ou à cultura, ou interligando-o com o enoturismo ou ao ecoturismo, entre muitas outras valências, conjugando-as de molde a fortalecer a oferta. Analisar os resultados, de forma a consolidar um posicionamento e uma oferta diferenciadora e com valor para o mercado será, sem dúvida, uma missão importante nesta iniciativa.
Organização da oferta - Redes de cooperação.
A compreensão do mercado e o desenvolvimento da oferta de serviços inovadores pode ser obtido pela via das redes de cooperação. Este conhecimento é melhor desenvolvido através da interação entre vários parceiros, a fim de criar, apreender e integrar as diferentes competências e conhecimentos necessários, aproveitando sinergias e concertando ações visando a penetração nos mercados internacionais.
O grande objetivo é que as redes inter-organizacionais do Turismo de Saúde nacional possam ajudar os parceiros a encontrarem novas oportunidades, adquirirem conhe-cimentos, aprender com as experiências e beneficiarem da conjugação de recursos de uma estratégia coletiva.
Promoção e disseminação
A constituição da oferta só encerra interesse comercial com uma correta definição de ações de promoção e comunicação. Não interessa formar um pacote de serviços apelativos e desenvolver canais de distribuição sem coordenar ações de promoção, que cativem os potenciais consumidores e operadores, influenciem as suas opiniões e atitudes e otimizem a oportunidade de concretizar a venda.
O desenvolvimento de um branding forte e positivo e plataformas de informação que servirão cumulativamente como canal de distribuição, são fundamentais.
Não será só a imagem do setor do Turismo de Saúde português em causa mas a imagem do próprio país.