• PT_Home 01
  • PT_Home 02
  • PT_Home 03
  • PT_Home 04
  • PT_Home 05
  • PT_Home 06
  • PT_Home 07

A expansão do mercado dos Cuidados Médicos e do Turismo de Saúde em Portugal.

O Turismo de Saúde é um dos mais interessantes e promissores setores de atividade pela franca expansão internacional em que se encontra.

Desde o final dos anos 90, que se assiste a um crescente número de pessoas que viajam para outros países com o objetivo de realizarem aí os seus tratamentos médicos complementando-os com uma série de atividades culturais, de lazer e desportivas.

Desde há muitos anos que as pessoas procuram outras regiões com o objetivo de aceder a tratamentos médicos, quer por razões económicas, quer por determinadas especificidades clínicas ou práticas inovadoras, climas mais favoráveis, banhos e Termas detentoras de águas com características muito peculiares, paisagens ou ambientes mais tranquilos.

Neste panorama, convém relevar o facto de Portugal ter um conjunto de características naturais e organizativas que satisfazem uma parte considerável do conceito, não existindo contudo, ainda, uma estratégia concertada delineada que o coloque como um destino de referência nos mercados internacionais emissores de doentes ou convalescentes, acompanhados das respetivas famílias.

 

Numa das definições mais recentes, o Turismo de Saúde é descrito como o ato de viajar para lá das fronteiras nacionais à procura de cuidados médicos, de bem-estar ou de recuperação. Significa isto que o setor da saúde, tradicionalmente fechado, compreende também uma dimensão transnacional.

Convém, no entanto, salientar que o Turismo de Saúde é associado a outros tipos de valências, pelo que o setor se apresenta normalmente subdividido em três segmentos:

  • Turismo de Saúde: representa o conjunto de experiências confinadas à realização de um tratamento específico para a cura de uma doença;
  • Bem-Estar Geral: a experiência baseia-se na procura do equilíbrio e da harmonia mental, emocional, física e espiritual;
  • Bem-Estar Específico: a experiência baseia-se na procura do bem-estar físico e psíquico através de um tratamento específico.

Estima-se que o primeiro segmento represente cerca de 20% do mercado do Turismo de Saúde, o segundo 60% e o terceiro cerca de 20% deste mercado.

O Turismo de Saúde foi definido como uma atividade comercial pela International Union of Travel Officials. Atualmente é classificado pela World Trade Organization (WTO) na categoria de “Troca Internacional de Serviços”.

Adicionalmente, a União Europeia aprovou recentemente a diretiva “cross-border healthcare”, que determina a facilidade de mobilidade de pacientes no espaço europeu a partir de 2013, uma medida que permite a um cidadão dos 27 tratar-se em qualquer Estado membro, sendo reembolsado pelo país de origem.

Está em... Home Home Português Conteúdos Gerais A expansão do mercado dos Cuidados Médicos e do Turismo de Saúde em Portugal.
Footer