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Estrutura do Projeto

O Projeto Healthy’n Portugal estrutura-se em torno de 4 domínios principais:

Informação

Pretende-se sistematizar a informação mais relevante sobre a temática, partilhar visões e perspetivas sobre o tema, bem como realizar uma avaliação do mercado nacional e internacional, através da metodologia de benchmarking internacional, apreendendo as melhores práticas e disseminando a informação pelos parceiros.

Pode-se desagregar em 2 subdomínios diagnósticos:

  1. Avaliação do mercado internacional, de onde surgirão informações pertinentes sobre as ameaças e oportunidades para o Turismo de Saúde nacional, através da leitura das principais macro-tendências, segmentos e mercados alvo, identificação dos principais concorrentes, seu posicionamento e constituição da oferta. Estas informações são vitais para permitir uma análise fidedigna ao esforço de adequação das core competences nacionais ao mercado global.
  2. Avaliação das potencialidades existentes no Turismo da Saúde, ao nível nacional e internacional, com o objetivo de analisar a envolvente interna, colocando em evidência as deficiências e as qualidades do setor, ou seja, os pontos fortes e fracos das empresas do setor que deverão determinar a sua posição atual face ao produto-mercado.

Teste de mercado

Interessará definir uma estratégia de atuação no mercado, elaborando um plano de marketing onde se configure o desenvolvimento do marketing-mix do Turismo de Saúde português, construindo pacotes de oferta que compreendam as várias combinações possíveis, agregando por exemplo, os tratamentos médicos ao golfe, ou à cultura, ou interligando-o com o enoturismo ou ao ecoturismo, entre muitas outras valências, conjugando-as de molde a fortalecer a oferta. Analisar os resultados, de forma a consolidar um posicionamento e uma oferta diferenciadora e com valor para o mercado será, sem dúvida, uma missão importante nesta iniciativa.

Organização da oferta - Redes de cooperação.

A compreensão do mercado e o desenvolvimento da oferta de serviços inovadores pode ser obtido pela via das redes de cooperação. Este conhecimento é melhor desenvolvido através da interação entre vários parceiros, a fim de criar, apreender e integrar as diferentes competências e conhecimentos necessários, aproveitando sinergias e concertando ações visando a penetração nos mercados internacionais.

O grande objetivo é que as redes inter-organizacionais do Turismo de Saúde nacional possam ajudar os parceiros a encontrarem novas oportunidades, adquirirem conhe-cimentos, aprender com as experiências e beneficiarem da conjugação de recursos de uma estratégia coletiva.

Promoção e disseminação

A constituição da oferta só encerra interesse comercial com uma correta definição de ações de promoção e comunicação. Não interessa formar um pacote de serviços apelativos e desenvolver canais de distribuição sem coordenar ações de promoção, que cativem os potenciais consumidores e operadores, influenciem as suas opiniões e atitudes e otimizem a oportunidade de concretizar a venda.

O desenvolvimento de um branding forte e positivo e plataformas de informação que servirão cumulativamente como canal de distribuição, são fundamentais.

Não será só a imagem do setor do Turismo de Saúde português em causa mas a imagem do próprio país.

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