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Estudos de Benchmarking

O projeto Healthy’n Portugal desenvolveu uma profunda análise de benchmarking internacional que ajudou a compreender o mercado, as suas dinâmicas e o seu valor, os fluxos, os principais atores, identificando, interpretando e incorporando o melhor do conhecimento em matéria de Turismo de Médico.

Os estudos de benchmarking suportaram-se:

  • Na análise de mais do que 400 documentos e mais de 350 websites;
  • Em contactos com diversos atores nacionais e internacionais;
  • Na participação em eventos nacionais e internacionais sobre Turismo Médico e Turismo de Bem-Estar;

Contou com a participação do Dr. Neil Lunt da Universidade de York - responsável pelo estudo da OCDE sobre a temática - e do Dr. Uwe Klein da Health Care Strategy International GmbH.

Neste processo, foram realizadas viagens aos EUA e ao Reino Unido, com o objetivo de ter um contacto mais próximo com cada uma das realidades.

Nota: Por decisão do Conselho Superior Estratégico Projeto Healthy’n Portugal, o contexto de desenvolvimento das atividades do projeto, nomeadamente as pesquisas e os estudos, foi o mercado do Turismo Médico, e não o Turismo de Saúde e Bem-Estar.

 

Fichas de mercados

Foi efetuada uma análise de 9 mercados alvo e identificadas as oportunidades de negócio para o setor do Turismo Médico nacional. Complementarmente, foi desenvolvido um estudo sobre a Turquia, considerada como o principal estudo-caso europeu.

Em cada ficha de mercado procurou-se fazer refletir informação relativa a:

  • Caraterização macroeconómica do país;
  • Caraterização do sistema de saúde (coberturas; nível de recursos; listas de espera e preços);
  • Principais fluxos (balança comercial de serviços de saúde e atividades conexas; Inbound; Outbound e, aqui identificar os produtos e destinos procurados e principais motivações; principais atores; turistas em Portugal e expatriados portugueses).

Países em análise:

Nota: Cada um destes documentos de trabalho são uma parte integrante e não editável do “ATLAS DE OPORTUNIDADES PARA  O  TURISMO  DE  SAÚDE E BEM-ESTAR” pelo que se optou por utilizar gráficos, figuras e tabelas no seu formato original, sem reconstrução ou edição.

Atlas de oportunidades para o Turismo de Saúde e Bem-Estar

O objetivo da elaboração de um atlas de oportunidades decorre da necessidade em analisar o mercado – como um todo, e um conjunto de mercados em particular – e apoiar a identificação de janelas de oportunidade para os prestadores portugueses e, a partir daqui, para a restante cadeia de valor deste sector de atividade.

Este documento procura fazer uma síntese das principais informações vertidas, com maior profundidade, em cada ficha de mercado.

Este documento tem como objetivo, ajudar a identificar oportunidades no mercado do Turismo Médico (TM), não pretendendo tomar-se como um documento que contemple orientações estratégicas que apenas poderão existir depois de devidamente integrada a perspetiva da oferta, ou seja, uma análise interna. Está dividido em três partes:

  • Uma primeira parte que procura fazer refletir o comportamento do mercado, a sua dimensão e evolução, a sua estrutura, organização, principais players, fluxos de turistas de saúde e bem-estar, motivações de compra, processo de consumo e critérios de decisão de compra, entre outras variáveis que o caraterizam;
  • Uma segunda parte que resume as informações consideradas como mais relevantes sobre cada um dos países alvo estudados;
  • Termina com um conjunto de conclusões que permitem identificar algumas oportunidades a explorar. Tem como intuito contribuir para o incremento do incoming do turismo médico, com benefícios laterais para a fileira da saúde, da hotelaria e da restauração.

Estudos de mercado e da concorrência

No âmbito das ações piloto realizadas foram desenvolvidos Estudos de mercado e da concorrência para uma série de procedimentos médicos, tendo como contexto de análise o mercado do Turismo Médico.

Cada Estudo procurou responder a algumas questões críticas para a correta estruturação da oferta de cada produto: Dimensão do mercado potencial e tendências de crescimento; Dinâmicas, comportamentos e outros fatores que influenciam o mercado; Principais países emissores; Principais países concorrentes; Benchmarking - Tipologia de oferta; Curva de Valor da informação; Competitividade em preços.

Foram desenvolvidos Estudos de mercado e da concorrência para:

Estratégia coletiva para o turismo de saúde em Portugal

Estratégia coletiva para o turismo de saúde em Portugal

Com base na informação recolhida, nos estudos realizados, nos contatos e seminários efetuados e nas ações piloto concretizadas, procurou-se definir uma estratégia coletiva para o setor, para disseminação posterior ao tecido económico das regiões de convergência.

O documento desenvolvido tem como principais objetivos definir uma Visão para o Turismo de Saúde e Bem-Estar em Portugal e a forma de concretização da mesma. Da abordagem proposta resulta a identificação dos países e áreas terapêuticas alvo e do potencial valor a gerar para a industria do Turismo e da Saúde em Portugal.

A estratégia coletiva para o Turismo de Saúde e Bem Estar em Portugal foi desenvolvida de acordo com o seguinte racional:

  • Definição da proposta de valor de acordo com o estágio de desenvolvimento do sector em Portugal e o potencial – por geografia e perfil da procura – dos vários segmentos do Turismo de Saúde e Bem-Estar;
  • Desenho do modelo organizacional de alto nível de suporte à organização e implementação, pelos sectores público e privado, da estratégia coletiva; e
  • A estratégia de marketing associada à organização e implementação do cluster Turismo de Saúde e Bem Estar em Portugal, destacando-se as áreas de Produto, Promoção e Distribuição

Descarregue aqui a Estratégia coletiva para o turismo de saúde em Portugal.

Contactos

Para mais informações, contactar:

AEP - Associação Empresarial de Portugal
Av. Dr. António Macedo
4450-617 Leça da Palmeira
T: +351 229 981 500
F: +351 229 981 771
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
www.aeportugal.pt

Manual de boas práticas

Manual de boas práticas

O objetivo estratégico do projeto Healthy’n Portugal é construir uma parceria para o desenvolvimento, em Portugal, de uma oferta de Turismo Médico competitiva à escala global, assente numa plataforma colaborativa que articule e oriente – estrategicamente - a respetiva cadeia de valor onde, para além dos cuidados médicos, tem lugar todo o ciclo assistencial e de reabilitação, o termalismo e a natureza, a atividade cultural, desportiva e de lazer, bem assim como a hotelaria e a gastronomia.

A construção de um produto composto com um forte caráter de inovação, que compreende players da cadeia de valor da saúde e do turismo, exigiu que se estabelecesse uma metodologia rigorosa centrada, obviamente, nos resultados que se perseguem, e que conseguisse traduzir, de forma fiel e inequívoca, as bases de funcionamento e relacionamento da rede que lhe dá corpo.

Estas distintas mas complementares dimensões implicaram a necessidade de criação de uma rede de cooperação entre parceiros de áreas de negócio diversas, com objetivos e preocupações empresariais distintas. A constituição desta rede foi testada através da implementação de uma metodologia nas ações-piloto desenvolvidas com diversas entidades, sobre produtos alvo previamente pretendidos.

Este manual de boas práticas é o resultado desse teste e tem como principal objetivo ajudar as entidades que atuam ou pretendam atuar no mercado do Turismo de Saúde e Bem-estar, mais propriamente no Turismo Médico, a estruturarem a sua oferta, através da aplicação de uma metodologia criada e testada num conjunto de entidades que integraram as ações-piloto do Healthy’n Portugal.

Descarregue aqui a Manual de Boas Práticas.

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